Gap Analysis ISO 14001

Gap Analysis ISO 14001

Gap Analysis ISO 14001

A garantia da conformidade de sistemas de gestão ambiental de acordo com os critérios da NBR ISO 14001:2015 é fundamental para que empresas mantenham seus certificados válidos e para possam usufruir dos benefícios de se ter um sistema de gestão certificado ISO 14001 bem como ao atendimento dos requisitos de suas partes interessadas.

Neste contexto, o Gap Analysis entra como uma ferramenta, desenvolvida pela Asteka, para avaliar ponto-a-ponto cada item da norma, principalmente àqueles onde é imposta uma obrigação a ser seguida àqueles que compram a ideia de se ter um sistema certificado ISO 14001. Sendo o objetivo principal de um Gap Analysis o levantamento das possíveis “lacunas” existentes bem como os possíveis pontos de melhoria no sistema de gestão avaliado.

Diferentemente de uma auditoria onde a avaliação do sistema de gestão acontece de forma amostral, no Gap Analysis todo o sistema de gestão é avaliado desde o envolvimento da alta Direção até os controles ambientais estabelecidos pela organização.

A Asteka realizou o levantamento de Gap Analysis para a unidade certificada ISO 14001:2015 da Gomes da Costa em Itajaí/SC. O projeto levantou pontos críticos de atendimento e diversos pontos de melhoria, trazendo um novo olhar para o sistema de gestão ambiental do cliente com o foco na perspectiva do ciclo de vida do produto e a valorização das questões ambientais dentro empresa.

A Asteka Ambiental realiza gap analysys em empresas de todos os portes e segmentos. Confira nossos serviços.

Entre em contato conosco e solicite um contato.

Autor: João Henrique

Compartilhe: