Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Consumo e Produção Responsáveis.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Consumo e Produção Responsáveis.

Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas adotaram oficialmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Contido nesta agenda, encontram-se os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para assegurar o desenvolvimento sustentável da Humanidade. Hoje, daremos atenção especial para o ODS #12 – Consumo e Produção Responsáveis.

Talvez você não tenha percebido, mas tudo o que consumimos, para ser produzido, precisou ser extraído de recursos naturais. Estes recursos naturais podem ser renováveis ou não renováveis.

Os recursos não renováveis são aqueles que após serem extraídos e retirados da natureza não se renovam ao longo do tempo, ou ainda, demoram milhares de décadas para se renovarem. Tratamos estes recursos como finitos, como, por exemplo, o ferro, o ouro, o petróleo, entre outros. Já os recursos renováveis, tratados como infinitos, são aqueles que se renovam com maior facilidade e em um período de tempo mais curto, como, por exemplo, o vento, a luz solar, as florestas, dentre outros.

Desta forma, o nosso consumo diário está diretamente relacionado ao consumo de recursos renováveis e não renováveis. Estudos apontam que se mantivermos o padrão de consumo no patamar atual, em menos de 50 anos os recursos não renováveis estarão esgotados. ESGOTADOS!!! Isso implica em uma ameaça para toda a forma de vida que conhecemos, inclusive a própria humanidade.

Bom, mas de que forma posso, como indivíduo, contribuir para o ODS #12?  Seguem algumas sugestões:

  •         Reduzir a geração de resíduos, por meio da prevenção, redução, reciclagem (coleta seletiva) e reuso (compostagem);
  •         Reduzir e eliminar o desperdício de alimentos em sua casa;
  •         Fomentar os produtos provenientes de indústrias com práticas ambientais reconhecidas;
  •         Fomentar o consumo de produtos locais com procedência conhecida.

Nas próximas postagens, apresentaremos de que forma a Asteka Ambiental pode contribuir para a sua empresa e para com o ODS #12.

Autor: Lídio Schiochet

Deixe um comentário